Hoje, à meia noite, começa o horário de verão.
A-m-o! Curtir o dia mais tempo, até tardão com sol, agrada-me imensamente. Acreditem: nessa época, o sol se põe por volta das 21h
Bom, mas aqui no Rio, onde moro agora e espero que por MUITO tempo? Lindo mesmo é ver o povo se despedindo do sol de cada dia com orgulho aos aplausos mirando a bela cena (cinematográfica, admito) do astro-rei sendo engolido pelo tubarão formado pelo Dois Irmãos.
Esse acréscimo em uma hora no fuso oficial veio para trazer benefícios como o da economia de energia, uma vez que deixa os dias mais longos. Essa medida, lançada nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin, em 1784 (num período que nem existia luz elétrica), só funciona nas regiões distantes da linha do Equador.
Apesar de dizerem que mexe com nosso relógio biológico de maneira prejudicial à saúde, não sinto como um problema tal mudança. A rotina fica ótima, ainda mais para notívagos como eu. É bem verdade que sentimos um certo desconforto nos primeiros dias, mas depois acostumamos - tanto, que lamentamos seu fim próximo ao carnaval.
Que essa troca, esse encontro de tempo, traga muito mais que um saldo econômico e menos sobrecarga no horário de pico. Que essa uma hora a menos nos dê muito mais, sem nos tirar nada além de 60 minutos, que recuperamos rapidinho ao longo dos dias longos de verão em que se tem tanto a fazer.
No comments:
Post a Comment