Ontem o metrô de São Paulo completou 35 anos de serviços à cidade e de benefícios à sociedade, dando mais conforto aos cidadãos, e à natureza, uma vez que reduz o número de veículos em circulação num trânsito já caótico, lento e problemático, emissor de não sei quantos gases à atmosfera.
Usar o metro deixou de ser uma alterativa e passou a ser a solução. É a melhor forma de chegar a qualquer destino, de maneira mais rápida e econômica. Mesmo que para isso seja preciso utlizar mais um meio de transporte, ainda assim, tá valendo - no relógio, no bolso e na saúde. Investir no transporte público hoje é primordial para a vida nas grandes cidades.
Segundo dados da própria empresa, são cerca de 3,3 milhões de passageiros todos os dias que entram ao menos uma vez em algum dos vagões das quatro linhas hoje em funcionamento, que atingem 61,3 km de extensão. Outros 20 km estão em expansão na quinta linha que no final deste ano começa a atender a população, melhorando ainda mais o tráfego pela maior cidade da América Latina.
Sem saber, usufrui desse meio de transporte em dia tão importante. Percorri alguns bons quilômetros embaixo da terra e pela superfície, perambulando da zona oeste a zona norte, e depois zona leste. O bilhete único facilitou minha vida, assim como o acesso aos deficientes visuais ajuda para que todo mundo usufrua do que a cidade tem de melhor.
Fico impressionada e satisfeita em ver os caminhos emborrachados na Paulista, em algumas esquinas e dentro das estações de metrô sinalizando aos cegos onde parar, para onde ir etc. Um luxo! É por essas e outras que mi piace andar em São Paulo, essa cidade tão próspera e cosmopolita, moderna, rica, fascinante.
A exemplo disso, bem que o Rio de Janeiro poderia se espelhar pelos caminhos da metrópole, e construir de fato o metrô até a Barra, ao menos. O Rio seria melhor, e os cariocas mais felizes, já que detestam sinais fechados. Embora a vista aqui seja mais bonita para quem fica 'preso no trânsito', ninguém merece
Metrô é a solução!
No comments:
Post a Comment