Estou eu numa 'padoca' em São Paulo jantando, quando olho um cartaz que me chama a atenção. Era um display de uma campanha sobre reciclagem de óleo. Isso mesmo: pode-se reciclar óleo. Acreditem. Ele pode ser reutilizado na fabricação de diversos produtos como sabão biodegradável, tinta, massa para colocação de vidros e biodisel.
Não sei quanto a vocês, mas eu desconhecia tal 'alternativa' que dá um destino mais adequado e consciente ao "vilão da cozinha". Na verdade, eu já (e somente) tinha noção do erro que é jogá-lo fora na pia ou banheiro, poluindo ainda mais a natureza. Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água.
Me interessei de cara, peguei alguns panfletos e aderi à campanha, indicando a alguns amigos moradores de Sampa tal possibilidade. Dedico esse post a iniciativas como essa que visam dar soluções sustentáveis que contribuem para melhorar a vida de nossa sociedade e a 'saúde' do planeta.
Para participar basta levar o seu óleo em garrafas pet às padarias da capital paulista que aderiram a este projeto. Segundo o material da Sindipan, os resultados incluem desenvolvimento econômico com a geração de empregos e renda, além da conservação ambiental.
Quem não mora em São Paulo e é afim de colaborar com o meio ambiente de maneira fácil e super acessível: é só armazenar o óleo utilizado em uma garrafa pet qualquer, tampá-la, e assim o entregar para que seja coletado pelo serviço de limpeza urbana de sua cidade.
É uma simples mudança de hábito que torna o consumo mais consciente. São pequenas atitudes como essa que fazem a diferença. Faça a sua parte.
No comments:
Post a Comment