As coisas vão mudando e diferentes pessoas vão surgindo num palco que permite hoje os 15 minutos de fama para aqueles que pelas novas mídias se aventuram.Está aí um homem de visão: Andy Warhol, rei da pop art, que estava certo em sua frase profética dita ainda nos anos 60.
E nessa recente onda de exposição da comunicação, a informação ganha um novo rumo. Quem está por fora da internet, hoje, exclui-se do mundo atual. E são diversos canais que atendem agora a essa demanda - sites de relacionamento como Facebook (o Orkut chegou no teto e depois disso passou sua época. Ficou démodé), páginas pessoais, blogs, sites de distribuição instantânea de pensamentos (ou de que outro modo poderia definir eu o Twitter?) etc. E novos profissionais migram para atender a boa demanda.
A realidade é esta. Junto vieram as alterações de prioridade, linguagem e importância do jornalismo, agências de notícia, fotografia publicidade, assessorias de comunicação, relações públicas e todos mais setores que trabalham informação. Hoje, é mais negócio a comunicação pela rede do que os antigos meios e o 'velho' método de se corresponder analógico - por carta, mala direta etc. É próspero jogar 'no mundo das idéias' sua marca, suas palavras, fotos, desenhos... deixar lá publicado seu trabalho para que todos vejam, recebem, acessem livremente.
Eu demorei até para ter meu blog, mas me rendi quando não pude mais suportar as limitações em termos de criação de minha atividade oficial. Sinto-me realizada podendo fazer o que faço hoje, aqui, transmitindo meus pensamentos da minha forma. E na mesma direção diversos blogueiros vem subvertendo o poder da informação dos canais de massa e, devido a boa recptividade, estão tomando proporções consideráveis seu alcance.
O maior exemplo que posso citar é o genial Kibe Loco, página do ousado Antonio Tabet. Tive o prazer de conhecer esse roteirista essa semana, e vi que iniciativa, decicação e criatividade são a alma desse negócio. Não sei se ele se confundiu, mas fiquei orgulhosíssima com a possibilidade de ele conhecer o mula ruge, como me confessou. Se um dia tiver uma visibilidade como a da acidez dele, estarei satisfeita. Já o sou, mas não se monta um blog para devaneios solo, o grande barato é como eles afetam que os lê. Nesse caso o sucesso depende das visitas, dos acessos, do interesse e fidelidade dos internautas.
O 'lugar' ideal para se lançar algo hoje é na internet. Veja o que aconteceu com a Dança do Quadrado de Tabet que bombou na web, e tornou-se a menina dos olhos do criador do You tube, Chad Hurley, juntamente ao vídeo da Stefhany. Esse 'comercial' gratuito para a Volks ficou famoso antes no mundo virtual e só depois fora dele. E isso antes já tinha acontecido no fracassado Myspace com a pequena Mallu Magalhães. Coisas da contemporaneidade... Dá para medir sua popularidade por aqui, procurando-se no Google ou algo assim.
Todo mundo tem espaço, vez e oportunidade na internet, isso é fato. Basta usar da melhor forma essa ferramenta. É aqui que as coisas 'acontecem' agora, e acho que vai demorar para ser diferente disso. O grande lance é se adaptar, estar na net... E você está! Já se clipou?
No comments:
Post a Comment