Mulheres que fumam maconha tomaram o poder e obrigam todo mundo a ouvi-las em suas viagens. Não, meu texto não fala sobre isso. Eu que estou viajando um pouco antes de entrar no tema.... só para descontrair.
Pela imagem da cabeluda Marge Simpson ao lado, repaginada, já deu para sacar qual é, né?! Até a personagem do desenho americano aderiu à 'moda' e alisou seu cabelo (sim, no singular, pois é um bloco único azul).
Na verdade esse comportamento feminino contemporâneo de recorrer à escova e à chapinha não defino como moda, mas como o título do post já anuncia: uma ditadura. Hoje bonito é ser lisa e parece que é só isso que importa, que é chique e aceitável. Gostaria de saber de onde vem essa (não) onda. Será uma rebeldia aos cabelos das panteras do anos 70 e aos cortes bizarros dos 80 e 90?
Virou padrão ser lisa, fato. É como se o sinônimo para cabelos de mulher (bonitos e sedosos) fosse "liso" - e quanto mais escorrido melhor. Você vai numa festa ou sai à noite e a massacrante maioria das mulheres assim estão. O que é isso? Em que esse conceito se baseia? Onde está a autoestima capilar feminina crespa?
Minha crítica é para esse desnorteio, essa falta de criatividade e personlidade tão em evidência. E principalmente por ser aceito e seguido fielmente. Oras, vivemos num país de maioria crespa - negras, mestiças, morenas, que NÃO tem naturalmente cabelos lisos. E isso não quer dizer, em absoluto, que seus fios não sejam bonitos como são.
É bem verdade que é mais fácil cuidar fiso lisos do que ondulados, mas isso não significa que TODAS as mulheres devam recorrer a procedimentos caríssimos para ficarem assim. Cabelos com volume são melhores de fazer penteados, de mudar o visual conforme sua criatividade. E ainda dão um ar mais sensual e selvagem à mulher.
Outra coisa: fico triste quando constato que as mulheres negras aderiram a essa 'filosofia', a esse conceito usado em propagandas de xampu vendendo a promessa de felicidade e satisfação baseadas em fios retos. Poxa, negras não são lisas e podem ousar muito mais, fazendo looks bacanérrimos explorando seus cachos - black, dreads, trancinhas etc. Assim, valorizam sua cultura, toda a sua negritude.
Legal é fazer chapinha ou escova para ficar diferente, para um evento, uma ocasião. Assim como é para quem é lisa natural fazer um baby liss. Mas o que está em voga hoje (e vende) é estar sempre assim. Lamento e fico rindo à tôa quando a mulherada se desepera em dias de chuva.. Já virou até piada!
Para a felicidade das donas de cabeleiras onduladas, a tendência é que a moda traga para as revistas, passarelas e ruas os cachos em breve. Dois penteados que estão com tudo, por suanaturalidade são o messy look (visual bagunçado) e o bed head effect (cabelo de quem acabou de sair da cama), ispirados em surfistas.
Abaixo a ditadura das chapadas! Mulheres, assumam sua beleza natural. Encrespem-se!
No comments:
Post a Comment