O Parque da Harmonia, estimado lugar que faz parte da tão primada tradição gaúcha, recebeu o nome do fundador da RBS em 1987. Faz tempo... (ou alguém esqueceu?)
Outra: hoje em dia, praticamente todos eventos culturais recebem o patrocínio de empresas privadas - mesmo o Acampamento Farroupilha. E a maioria deles só acontece graças a esse auxílio financeiro.
Oposições à parte, esse tipo de prática é recorrente em Porto Alegre, em diferentes níveis. Fato.
Reflexo de uma contemporaneidade corporativa mundialista, viral, forte e onipresente. Ou 'psicopata', como definiria o filme The Corporation.
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do local para o global
(ou vice-versa)
(ou vice-versa)
O pior não é a imagem da Coca Cola massivamente em Porto Alegre, patrocinando reformas no Largo Glênio Peres, no Auditório Araújo Viana (wherever!), mas a ausência do Estado, sucateando bens públicos. Admitemos que, antes, esses espaços eram sujos, ruinosos... nojentos até(!), apesar de toda bagagem histórica cultural e política ligada a eles. Em tempos de preparação para a Copa (e campanha!), o prefeito da cidade (e candidato à reeleição!), José Fortunati, passou à diante a responsabilidade de um serviço de base. Esta questionável terceirização, por sua vez, proporcionou uma melhor estrutura em termos de limpeza, tecnologia, segurança etc. Mérito esse que foi incapaz de adquirir em seu mandato com os recursos devidos.
Mais lastimável que a ofensiva da Brigada Militar contra os manifestantes desgostosos com a "venda" da capital gaúcha à multinacional, é sua presença ostensiva em defesa de interesses exteriores aos da população em geral (ou a prioridade agora é interceder em prol do mascote tatu? - na verdade, 'TATUdo errado'!). É difícil ver tantos brigadianos reunidos, prontos, dispostos e incentivados a proteger o cidadão - de bandido, injustiça, violência, corrupção... Normalmente, falta polícia nas ruas, sobra insegurança.
Quando os papéis se invertem, é aí que mora o perigo...
Estar num local 'próprio', agradável, oferecido pela iniciativa privada (dessa marca), e ter a opção de beber outra, se e quando convier - a rival Pepsi, por exemplo (ou melhor: nenhuma das duas, mas um mate, respeitando as raízes), parece-me melhor que deixar de frequentá-lo por falta de condições ideais, precariedade. Onde está a liberdade? - ou a privação dela. E ainda: sua 'privatização', nesse caso. Impostos foram pagos. Investimentos feitos onde? - essa é a questão. Pelo menos, parte do dinheiro de quem compra esse refrigerante, a gente conhece o destino.
Que fique claro: não sou a favor deles, muito menos dessa situação ridícula a que se chegou. Entretanto, convenhamos: atualmente, empresários capitalistas são mais competentes que nossos politicos nesse sentido. Infelizmente. Ou seja, NÃO é "culpa" exclusiva da Coca Cola, em si. Ela (apenas) desempenha super bem seu trabalho no sistema econômico (e selvagem!) em que vivemos. Cruel, mas é essa a realidade.
Fora SIM, mas (também) o(s) mau(s) governante(s) permissivos que estão no poder. São eles que oportunizam tudo isso.
A instisfação social é saudavel, coerente, bem-vinda. No entanto, a fúria do povo está mal focada. A grande arma de mudança é ainda o voto (frase de efeito - excelente em véspera de eleição!).
Viva a democracia! Afinal, é tudo uma questão de escolha.
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sem vestir a camisa
Admito que (ainda) bebo Coca-Cola, embora não me orgulhe, e evite. Porém, JAMAIS seria capaz de publicar (por livre e espontânea vontade, e em sã consciência) meu nome numa latinha deles e divulgá-la na internet ou onde quer que seja(!) DE GRAÇA e (ainda por cima!) cheia de brios.
Bom, para aqueles que o fizeram (principalmente os porto-alegrenses que estão a reclamar agora, infelizes com essa invasão toda), meu recado:
Admito que (ainda) bebo Coca-Cola, embora não me orgulhe, e evite. Porém, JAMAIS seria capaz de publicar (por livre e espontânea vontade, e em sã consciência) meu nome numa latinha deles e divulgá-la na internet ou onde quer que seja(!) DE GRAÇA e (ainda por cima!) cheia de brios.
Bom, para aqueles que o fizeram (principalmente os porto-alegrenses que estão a reclamar agora, infelizes com essa invasão toda), meu recado:
Vavá
ReplyDeleteMe desculpe, mas isso foi com certeza a mando da oposição, e a brigada militar só interveio no momento que os vândalos entraram no cercado do "Tatu" inflável.
Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WPFN6wjGxw8&feature=player_embedded#!
Sou totalmente contra a qualquer tipo de patrocínio de multinacional (seja ela qual for), mas se eles eram contra o patrocínio deveríam ter feito protestos antes das reformas acontecerem, e não foi o caso. As vésperas da eleições resolvem protestar contra um boneco inflável???
Não defendo partido político nenhum, muito menos candidatos, mas com certeza isso foi uma grande armação. Concordo com o fato que a brigada militar exagerou, mas isso não exime o comportamento dos manifestantes.
Se protestam contra um boneco inflável que está sendo patrocinado pela coca-cola, deveríam também protestar contra o Papai Noel (simbolo do capitalismo), que aliás só é vermelho porque em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel de vermelho, antes disso o papai noel se vestia na cor verde.
Já fui viciado em coca-cola como você bem sabe, hoje raramente bebo, mas colocar nome em latinha é coisa de pessoas totalmente alienadas, que desconhecem quanta publicidade estão fazendo de graça para uma multinacional.
E concordo totalmente contigo em: Quanto menos refrigerante melhor!!!
Beijos
PS. Espero que não matem o Papai Noel, hehehehe