Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Sunday 10 May 2009

pé na estrada


Hoje é Dia das Mães.

Amo a minha incondicionalmente. Dona Cleuza! – minha melhor amiga, confidente, apoiadora (sem dúvida, é minha fã número um). Ela me deu a coisa mais importante na minha vida: minha liberdade. E foi a partir daí que ganhei o mundo. Aprendi a me virar sozinha desde cedo, cozinhar, cuidar da casa, de minhas coisas e de mim.

Não posso dizer que existe perfeição, em nenhuma relação, seja ela qual for. Tem amor. Sabemos que amamos alguém quando aprendemos a respeitá-lo como ele é. Claro que interferimos no outro, e podemos inclusive dizer o que gostamos ou não em seu ser, mas temos que ter a total consciência de que ele é como é - passível de melhoras ou não.

Se hoje estou aqui no Rio de Janeiro é por causa dela. Não vim na melhor das situações, é bem verdade, mas estou agora firme e forte. E ela me ajudou MUITO. E me ajuda ainda me dando todo o incentivo necessário para eu seguir em frente. Com minha mudança nossa relação, inclusive, melhorou 100%. Conquistei o respeito necessário e a admiração desejada.

Nasci para pôr o pé na estrada. E assim sigo. Me viro sozinha. Não sei se ‘auto-suficiência’ seria o termo adequado, mas penso nele para me manter serena longe da família e dos velhos amigos. Antes a saudade era maior e mais difícil de ser saciada. Hoje, não posso reclamar, ganho colo de mãe de três em três meses. Por vezes, solicitado. Ninguém é de ferro.

Não sei como serei quando tiver um serzinho que dependa de mim. Quando estava bem, casada ou namorando sério, já pensei em engravidar, e ficava imaginando como seria, mas hoje tenho esta possibilidade distante ainda. Acho que serei liberta, e proporcionarei a meu(s) filho(s) o mesmo tipo de criação que tive. Não me vejo neurótica, ‘presa’ à(s) cria(s), mas como uma mãe guerreira, levando os herdeiros para tudo o que é lado.

Um dia questionada sobre ter filhos pensei que primeiro preciso arranjar alguém que cuide de mim, antes de pensar em ter alguém que necessite dos meus cuidados integralmente. A mulher, quando começa a se aproximar dos 30, passa a se programar a respeito. É necessário. Mas quero ainda namorar muito antes de engravidar, aproveitar a dois os bons momentos que um casal pode ter, viajar e sair muito. Depois tudo muda.

Nesses anos que antecedem tal responsabilidade que é a de gerar um filho, vou preparando-me para executar da melhor maneira possível tal papel. Não quero vacilar. Criar uma criança é a herança maior que podemos deixar ao mundo. É nosso legado. A todas mães, hoje e sempre, meu respeito, minha admiração, pois não é nada fácil.

Feliz dia das mães (que é todo o dia, na verdade).
E para mim, e outras tantas mais que ficaram para 'tia', por enquanto: pé na estrada!

1 comment:

  1. Muito linda a homenagem para as Mães, fico grata em tê-la como filhota e por receber uma mensagem muito importante e significativa nesta data. Bjkas te amo muito...

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!