Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Monday 11 May 2009

a alma do negócio


Faz tempo que a propaganda perdeu seu lugar para o atendimento - este sim primordial para o sucesso de qualquer negócio. Quem não gosta de ser bem atendido, receber toda a atenção e informações necessárias? E digo mais: com tanta concorrência, por que não mimos?!

Quando sou mal-atendida em algum estabelecimento sempre me pergunto se o dono sabe como seus empregados estão tratando os clientes. Não raro já entrei em algumas lojas e os atendentes ao invés de virem me ajudar, perguntar se eu quero alguma coisa em específico, não! - permanecem conversando como ‘cumadres’ encostadas no balcão. Duvido que qualquer empresário gostaria que tal cena se repetisse, pelo menos com seu consentimento.

É ridículo numa hora dessas se utilizar de qualquer poder sem ser o de consumidor mesmo. Quando de fato vou levar algo e, vendo que eu realmente vou comprar, alguém enfim se aproxima (não por mim e sim pela compra), peço para chamar o gerente e explico que não quero dar comissão a tal pessoa. Nada pessoal, assim como tenho certeza que não foi comigo.

Aplico isso também a situações gratuitas, quando inesperadamente somos tratados com grosseria e desdenho por alguém que deveria ser no mínimo gentil. Tudo na vida é uma troca. E o mundo dá voltas! Um dia com certeza precisaremos da ajuda e colaboração de alguém, e de repente essa pessoa lembra que um dia não fomos legais com ela... E aí? Perdemos.

E quando alguém atrapalha nosso trabalho, por exemplo - dificultando, ao invés de colaborar? Nem precisaria usar a tão famosa (e odiada) frase: "Você não sabe com quem está falando!", que faz qualquer um perder a razão, embora às vezes seria esse um bom sacode, uma boa lição. Tem tanta gente sem noção que não sabe nem ao menos para onde está atirando! Quem presta serviço não pode fazer isso - ainda mais com imprensa! Está perdido.

Na verdade, ninguém deveria ser assim, nunca. Por vezes estamos muito atarefados e estressados (quem trabalha com produção, como eu, que o diga), mas nada é justificativa para soltarmos patadas e fecharmos portas à toa por aí. E fechamos mesmo. Quem bate, normalmente não lembra, mas quem apanha, jamais esquece. Eu mesmo tenho uma listinha guardada de pessoas que não foram legais comigo. Todo mundo deve ter a sua, né?! (mesmo que bem no fundo do peito).

Se eu fosse empresária, meu negócio iria dar MUITO certo! Sabe aquelas chefes que fazem visitas à paisana só para ver se está tudo bem, e testar o atendimento? Seria eu. Sou muito chata com essa questão e não perdôo mesmo, sempre reclamo, comento, dou toques, na boa. Afinal, já sofri muito com a falta de alma em alguns lugares/serviços/pessoas e não gostaria que se repetisse. Nem seria eu desalmada com os outros sem razão.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!