Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Tuesday 29 December 2009

matrioska


Sempre associei aquelas bonequinhas russas coloridas, de madeira, à figura de mãe, a um contexto de família. Fui saber qual seu o seu real significado, e, ao conhecer um pouco mais de sua história, tive a certeza que acertei quando escolhi esta imagem para ilustrar meu post de hoje.

Uma das ‘lendas’ sobre a origem desse souvenir é a de um escultor que fez uma boneca tão bonita que decidiu leva-la para casa e lhe deu o nome de Matrioska. Todas as noites, antes de dormir, perguntava a ela se era feliz. Certa vez, ela respondeu lhe pedindo um bebê. Tocado, esculpiu uma menor, serrou a maior, e a colocou dentro dela.

Na noite seguinte, a mais nova também lhe pediu uma criança. O senhor fez então uma terceira ainda menor e a guardou em seu interior, como já havia feito anteriormente com a outra. E isso se sucedeu até que, ao terminar de fazer uma última, ele desenhou um bigode nesta, garantindo que fosse homem. Assim, não iria lhe pedir um filho.

(Na maioria das vezes, diferente de pai,) Coração de mãe sempre cabe mais um, impressionante! E eu, só tenho que agradecer por receber a visita da minha, que vem passar o réveillon comigo pela primeira vez. Vou aproveitar ao máximo sua estada aqui para receber todo o 'colinho' necessário nesta época de tanta emoção e esperança.

Admito que o momento não poderia ser melhor, e estava precisando MESMO de mimos. Fim de ano, energia acumulada, muita correria, cansaço, incertezas para o ano que chega, e, ainda bem, a esperança de que tempos melhores virão. Nada como ter a mãe do lado para dividir com ela o que está acontecendo. Perfeito!

Ainda sobre o assunto, estou acompanhando a série de reportagens sobre adoção do Jornal Hoje, "Filhos do Coração". Fico INDIGNADA com tantos casos de crianças espalhadas pelo país, envelhecendo sem o carinho e o amparo básico de uma família. Culpa de uma (in)justiça lenta e incompetente por questões burocráticas.

Toda vez que vejo, emociono-me e choro, não adianta... e penso SERIAMENTE em colaborar para uma sociedade melhor, em dividir o que de mais bonito há em mim. Tão lindo o amor possível de se dar a quem tanto precisa. Instinto maternal fica à flor da pele - e que não seja só comigo... tanta gente que pode fazer sua parte!

Parabéns pela iniciativa de relatar essa situação no país. É desse bom jornalismo que precisamos.
_______________________________________________________________________

Um fato importante ocorrido em 2009, acredito que um dos mais importante para mim, foi a criação do mula ruge. Estreei como ‘escritora’, e só tenho a comemorar as mais de oito mil visitas, os comentários, manifestos, as cobranças sobre atrasos em postagens, e o incentivo da família e amigos – o que me deixa BASTANTE feliz.

Posso dizer que saí da 'casquinha', do armário, pois há anos não punha em prática algo que sempre gostei de fazer, e (modéstia à parte) fazia bem até. Sou esforçada, na verdade. Tento ler bastante, ficar atualizada, revisar o que vou publicar... embora por vezes acabe passando algumas coisinhas, que depois acabo melhorando.

Comecei enfim um projeto pessoal e isso é MUITO gratificante. Em exatos nove meses (uma gestação), pude amadurecer o conteúdo, escolher melhor sobre o que rugir, e como faze-lo. E esse é um ótimo balanço pra mim. Já me questionei sobre a (não) objetividade dele, sobre toda exposição envolvida, mas essa sou eu, e assim deu certo.

Só posso agradecer a quem acompanha os devaneios dessa mula aqui que vos versa. Espero em 2010 continuar a proporcionar textos de qualidade, que façam refletir, questionar, que acresecentem. Esses dias me deixaram um recado no Orkut dizendo que eu faço as pessoas se apaixonarem por mim pelo blog – que assim seja então...

Quando a gente faz o que gosta, é só alegrias! Agrega.

1 comment:

  1. Vavá.. um ano mágico para nós!!! Um beijo. Sandro

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!