Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Friday 25 December 2009

sonho de menina


Esse ano a boneca mais famosa do mundo completou 50 anos. Barbie tem uma história longa, que ainda vai perdurar por muito tempo, de sucesso, luxo, evolução e críticas. A mais famosa delas, com certeza, faz jus às suas medidas que não condizem com o corpo de uma mulher de verdade.

Mas sua trajetória também teve muitos acertos, como a propagação de diferentes profissões daquelas pequenas entre as meninas numa época em que as mulheres eram apenas donas de casa . A boneca, que já foi professora, cantora, astronauta, veterinária, comissária de bordo e modelo, já foi vendida em mais de 140 países em mais de um bilhão de unidades.

Ela mudou muito nessas cinco décadas. Deixou de ser exclusivamente loira e passou a ter uma identificação com os esteriótipos de cada lugar. Hoje existem bonecas negras, ruivas, morenas, japonesas, com tatuagem, brincos, cabelos curtos, mechas, sardas etc. E ela não vem sozinha: tem namorado, irmãs, amigas, tem casa, carro, bicicleta, piscina, computador...

Barbie sempre esteve super na moda e em dia com a tecnologia, e ditou o comportamento durante esse tempo. No início, era um meio de mostrar como uma moça deveria se comportar, mas depois aderiu à contracultura, abrindo um mundo de possibilidades àquelas novas pequenas mulheres. E isso fez com que se tornasse o sonho de todas as meninas.

Quem foi criança nos anos 80, quando ela chegou aqui no Brasil, desbancando sua antecessora, a mais ‘rechonchuda’ Susi, sabe do que eu estou falando. Quem não gostaria de ter tido uma Barbie? Num passado próximo elas não eram tão acessíveis quanto hoje em função de estarem associadas primeiramente à alta-costura (e também porque naquela época não existia cartão de crédito, né?! – vamos combinar!).

Eu não posso reclamar, embora tenha demorado para ganhar a minha primeira, tive outras MUITAS depois, e as guardo até hoje. Não consegui me desfazer devido ao valor sentimental agregado. Por muitos anos elas foram a minha vida, onde eu exteriorizava todos os meus sonhos, minhas expectativas de vida. Faziam-me companhia em tardes solitárias em casa.

Minha grande parceria de brincadeiras foi a Fernanda, minha vizinha de porta. Montávamos verdadeiros condomínios, porque assim como eu, ela tinha várias bonecas estilosas, e como éramos criativas, conseguíamos badalar mais que a galera do desenho ‘A Turma da Pesada’. É verdade que muitas vezes quando acabávamos de montar tudo já estava na hora de ir para casa... mas valia a pena!

Bom, escrevi sobre isso porque fui escolher anteontem o que dar para a Nina, filha de um casal amigo, e não resisti: comprei uma. A mais baratinha, e de cabelos Chanel, porque sei que ela é nova demais ainda para brincar de Barbie, e provavelmente vai destruir seu cabelo, perder suas roupas, antes mesmo de a valorizar, criar histórias com ela. Não importa, quis lhe introduzir esse universo de encanto.

Como trouxe de Porto Alegre as minhas Barbies pro Rio, agora já tenho o que fazer com elas, com quem brincar! Interessante isso, podem surgir roteiros maravilhosos daí! O primeiro passo foi dado. E, na dúvida do que fazer com elas enquanto a Nina não cresce um pouquinho mais, de onde e como guardá-las, vou criar para elas nesse ano, próximo a minha janela, uma floresta naturista.

Vou unir o útil ao agradável, afinal, já estava querendo ter plantas aqui em casa (a Grazi vai me ajudar!). A idéia da comunidade alternativa é ótima, pois as bonecas estão todas peladas! – as roupas ainda tenho que recuperar na garagem da minha mãe... e isso é uma missão pra 2010 também. De tudo, adorei mesmo foi a idéia de brincar com a Nina!

*Ah, minha crítica à Mattel: por que nunca tiveram Barbies maduras? Não seria seu cinquentenário o momento apropriado para criar uma, ou um casal? Seriam os pais da Barbie, que bem poderiam ter o nome de seus criadores, Elliot e sua esposa, Ruth. Seria mais uma evolução super a ver com nossa época, em que as pessoas vivem mais e a 'melhor idade' já não são os 20 e poucos, ou os quarenta...

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!