Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Monday 5 October 2009

na luta, de luto


Hoje o dia é triste pela natureza das coisas, pelo ciclo da vida que nos leva (e traz também, claro) a vida de pessoas importantes e amadas. Morreu ontem uma mulher que muito me emocionou com suas canções, Mercedes Sosa.

Meu pai me fez gostar de música castelhana, e logo na adolescência, quando passei a entender o sentido dessas palavras doces, mas amargas, que ouvia, apaixonei-me por La Negra, como era conhecida. E me arrependo profundamente de nunca tê-la visto ao vivo.

Chorei muito com a notícia dada pela TV logo que acordei, lamentando, obviamente, esse descaso meu. Tive poucas, mas algumas oportunidades. Imperdoável não ter ido às Missões, quando ela se apresentou lá, num local especial, memorável. Seria perfeito, emocionante. Em um minuto, fez-me 'Volver a los diecisiete'.

'Gracias a la vida', como gaúcha, a proximidade com o país vizinho me oportunizou isso, uma identificação hermana, hermosa. Mas todos nós, brasileiros, independente de onde nascemos, sentimos as dores dessas feridas da América Latina, que deixaram marcas, mas que não cicatrizaram. Mantem-se abertas. E lá o corte foi bem mais profundo...

Nessa vida, eu não vivi a época de ditaduras aqui na América do Sul, mas sinto como se fosse. Os livros que leio, os filmes que vejo, as músicas que escuto, a sensação que tenho... TUDO me remete a lembranças desse período triste, de esperança e luta. É uma ligação muito forte, inexplicável.

Espero que, assim como a mim, ela ainda inspire muitos outros jovens. 'Solo le pido a Dios' para não se conformarem, não serem indiferentes diante às mazelas deste mundo, deste sistema e situação, desta injustiça social e falta de perspectivas que mesmo hoje são tão presentes. Esse é seu legado.

A argentina de traços indígenas, típicos, soube como ninguém cantar as angústias de seu povo, retratando tanto sentimento frente a uma dura realidade que abafava qualquer expressão. Além disso, mostrou ao mundo os sons de lá (daqui, tratando-se de América), tão pouco conhecidos.

O melhor que podemos fazer hoje, e a partir de agora, é não esquece-la e buscá-la em pensamento sempre que possível. Sua voz virá num instante a embalar sonhos de um mundo melhor, e guiar para um caminho de bem, onde 'Todo Cambia'.

2 comments:

  1. LA NEGRA SE FUE...

    http://grazaza.blogspot.com/

    Pero, para siempre en nuestros corazones, gracias por todo negrita ;)

    ReplyDelete
  2. Vanessa,meus parabéns! Felizmente na última vez que Mercedes esteve aqui fui vê-la na Reitoria. Sensacional!!!! E foi o ano passado. Inesquecível! Beijo

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!