Portuguese French Spain Italian Dutch Chinese Simplified Arabic Russian

Monday 13 December 2010

advertising


Não é o fato de o supermercado Guanabara fazer 12 aniversários por ano (a cada mês, divulgando uma promoção bombástica e sorteando ingressos para um show diferente), do extremo mau-gosto e da pouca qualidade dos anúncios de guaranás cariocas veiculados na Band, do volume das chamadas das Casas Bahia, Casa & Vídeo e Ricardo Eletro ser extremamente alto e o seu apelo violento - com estrondos, batidas e pancadões de áudio dando a entender que os preços caíram... O que mais me irrita nas propagandas hoje em dia é a esteriotipada e infeliz presença da imprensa nelas.

Como? Naqueles comerciais em que pessoas invadem em meio a flashes e empurrões as vítimas - INACREDITAVELMENTE, quem seriam os consumidores em potencial. Alguns exemplos: o do Colgate White-alguma-coisa, em que uma moça está num provador de roupas e é surpreendida por jornalistas e fotógrafos que invadem-no quando ela olha uma sujeirinha em seu dente. De maneira abusiva, eles a questionam sobre seus problemas dentários, induzindo-a a usar o líquido para enxágue bucal. Ridículo.

Outro: do Harpic Power Plus (ou algo parecido). Uma equipe de TV bate à porta de uma dona de casa para saber como ela limpa seu banheiro. A coitada mostra que usa água sanitária, e desinfeta o vaso, enquanto a repórter a critica dizendo que o produto que tem em mãos é melhor, cinco vezes mais eficaz contra os germes e bactérias. Péssimo. A pessoa abre sua casa, sua intimidade, é exposta em situações bizarras e ainda é criticada em suas escolhas, seus hábitos.

Na boa, quem que, sendo atacado assim, usaria o produto de uma marca cujo approach é esse? Quem cria isso? Mais: quem, da própria empresa, APROVA tamanha barbaridade? Fico, aqui, queimando a mufa pensando como deixam passar essas campanhas... afinal, o marketing é negativo. Parace até sabotagem! Sinceramente, fico com raiva deles, repulsando seus produtos, serviços - o que for! Mas tem outra coisa que me incomoda... a questão do elenco. São todos fake, ninguém ali é real.

Já vi atores em mais de um anúncio ao mesmo tempo, atuando em perfis diferentes. Num, ela é mãe, quer proteger a família contra os mosquitos; noutro, é solteira, supercontemporânea, bem-sucedida e almeja adquirir um carrão (com um motorista lindo, claro, para dirigi-lo!). Pior que isso só conhecendo a figura, e saber que é tudo MENTIRA - ela não é uma executiva, namora um amigo seu, eles não tem filhos, abominam repelentes e não almejam banheirões estilo "de titio".

A pergunta que não quer calar: por que não tentam fazer com gente de verdade, que os consome de fato, está insatisfeito com o concorrente, quer melhores resultados e, principalmente: cujo depoimento é SINCERO. Seria melhor. Apesar da dificuldade de achar alguém bacana para vender Corega, por exemplo, se conseguissem um personagem, seria o ouro! Aí, cola, colega publicitário (literalmente - até a dentadura alheia!).

1 comment:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

passatempo

  • abrace seus amigos
  • acredite em si mesmo
  • ande mais com os pés descalços
  • antene-se
  • aplique o que você prega
  • assuma seus erros
  • beba mais água
  • beije na boca com vontade
  • conheça novas culturas
  • cuide-se com carinho
  • dance sem vergonha
  • diga mais 'sim' do que 'não'
  • durma bem
  • dê atenção às pessoas
  • entregue-se ao que ama
  • escreva cartas à mão
  • estude outras línguas
  • exerça a tolerância
  • exercite-se
  • fale e ouça mais 'obrigado'
  • faça muito amor
  • goze mais e melhor
  • leia mais livros
  • movimente-se
  • não limite seus sonhos
  • ouça musicas que te façam dançar
  • ouse
  • pense positivamente
  • permita-se
  • peça bis quando é bom
  • pratique o bem
  • prove diferentes sabores
  • renove-se
  • respeite a natureza e os mais velhos
  • reveja velhos conceitos
  • se beber, não ligue!
  • seja fiel, sincero e verdadeiro
  • siga a sua intuição
  • sinta o novo
  • sorria sempre que possível
  • subverta vez que outra
  • tenha calma
  • tire alguém para dançar
  • trabalhe com dedicação
  • use camisinha
  • vá mais ao cinema
  • viaje sempre
  • viva menos virtualmente

c'est fini!